A maioria dos compuradores precisam de seus caracteres ASCII e bits de comando disponíveis simuntaneamente de forma paralela. Em sistemas simples, nós podemos conectar todas estas origens paralelas e não será necessária nenhuma outra interface no circuito.

Por vezes, é mais útil ou conveniente ter os bits marchando um a um de forma serial. Apesar da forma serial ser muito mais devagar, ela tem uma grande vantagem – apenas um único fio ou canal de comunicação é necessário, ao invés de múltiplas linhas de sinal. Um outro benefício da forma serial é que ela pode ser feita suficientemente devagar para comunicação em linhas telefônicas, canais de rádio, teclados remotos, modems.

Nós chamamos os circuitos que nos levam do paralelo ao serial e vice-versa interface serial.

Existem dois tipos básicos de transmissão serial que podemos usar, síncrona e assíncrona.

Na transmissão síncrona, todos os caracteres (chamados de “palavras”) são condicionados com o tempo do sistema. Nós sabemos a exata posição do tempo de cada pedaço de dado. Se em algum momento no tempo não haver nada a ser enviado, palavras vazias, chamadas de nulls são fornecidas. Sinais de tempo devem de alguma forma serem fornecidas a cada ponto  final de um sistema de dados serial síncrono para que nós possamos quando cada palavra começa. Isto geralmente significa separar o canal de tempo. Sistemas síncronos geralmente são rápidos e complexos, mas nós raramente usamos em computadores.

Com a transmissão assíncrona, as palavras de dados não estão condicionadas ao tempo do sistema e podem chegar com quase nenhum espaço entre as palavras, nós podemos adicionar alguns agrupamentos de bits novos, chamados de bits de start stop, ao dado. Nós não temos que fornecer nenhum sinal condicionante entre a origem e o destino do dado. Dados assíncronos é comumente usados em sistemas de computadores.

Ambos os finais de um sistema de transmissão serial devem concordar exatamente numa velocidade do sistema, geralmente chamada de Baud Rate. O Baud Rate é simplesmente quantos bits por segundo serão transmitidos, incluíndo quaisquer bits de início (start) e parada (stop).

baud_rate

A figura acima mostra alguns usos em computadores.

start_stop

A figura acima mostra como funciona os bits de start stop.

Advertisements